segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A ABELHA E EU...


Estava sentado, sozinho, em uma calçada do pátio da escola onde trabalho... De repente me deparo com uma simples criatura que voava solitária, em meu redor, longe de suas companheiras. Ela me observava e vice-versa... Era uma abelha. O que ela queria? Por que ficava ali como quem procurava alguma coisa?

Era como se quisesse me dizer algo ou compartilhar comigo de uma possibilidade da existência ou de algumas de suas propriedades.

Acredito que não tenha conseguido interagir com este ser e nem mesmo sequer podido iniciar um diálogo compreensivo ou superficial. Ela me observava! Eu queria até ser indiferente... Mas também não o conseguia.

Quando pensei que ela tinha desistido de mim, eu é que tinha desistido dela; ignorado-a!

Ah, mas foi então que senti que ainda estava ali, andando em meu pescoço. Quem era ela, então? O que queria de mim? O que pensava ou sentia?

Só então percebi que nós dois compartilhávamos, de alguma forma, de um instante único que, provavelmente não iria se repetir ao longo de minha vida. Então, comecei a dar-lhe um pouco de atenção. Afinal, era um momento único, singular, inédito...

Sabia que não poderia extrair de mim o néctar das flores; se me picasse, morreria em breve, pois parte dela ficaria em mim. Não havia bondade nem maldade naquele minúsculo ser. E nem sei mesmo se havia intenção alguma.

Então ela sentou-se em meu braço esquerdo. Andava por cima dos pêlos, talvez incomodada por não acessar minha pele. Agitou-se por um momento... E eu quieto tentando desvendar aquele pequeno mistério. Em poucos segundos, o pequenino ser alçou vôo e acredito: desistiu de mim... Logo quando eu procurava dar-lhe atenção.

Eu tinha consciência de mim e de sua existência. Ela, porém, não tinha mais do que sua natureza... Tinha instinto e atitude! Sua natureza apenas... Sem consciência alguma de Ser.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Moacir,
Parabéns pela crônica e,
muito mais pelo BLOG.

Estou feliz pelo envio.

Saudações!
Djalma Mota
Poeta/Radialista